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OZON, mercado multimarcas

CIS

Sobre os Clientes

  • 450mil Pedidos Diários
  • 27M SKUs no site
  • 116M MAU
  • 2M palavras-chave

Desafio

A equipe de SEO deve considerar muitos lançamentos e mudanças a cada semana para evitar a


  • perda de indexabilidade
  • Mudanças na estrutura do URL
  • Queda no tráfego Buscac

Sendo necessário monitorar os resultados de SEO de cada mudança.

Solução:

Para minimizar os efeitos negativos no SEO, a equipe de SEO organizou reuniões regulares com o departamento de TI para descrever a importância do SEO, fez uma lista de todas as mudanças necessárias para serem aprovadas pela equipe de SEO e passou a usar um produto com foco no objetivo.




Para testar novos recursos e entender seu impacto no SEO, a equipe de SEO escolheu a plataforma SEOWORK.

SEOWORK ajuda a testar novas ideias através de testes: a equipe de SEO modificou algumas páginas, as colocou em grupos e comparou sua visibilidade com a visibilidade de todo o site ou a visibilidade de qualquer outro grupo de páginas. Dessa forma, ficou mais fácil entender se uma nova função seria efetiva ou não, se o resultado se pagaria.

Após o lançamento, a equipe de SEO agrega páginas com novos recursos na plataforma e acompanha sua visibilidade. Para qualquer pessoa entender o impacto de cada recurso no tráfego orgânico e nas conversões.

SEOWORK também ajudou a encontrar o tipo de conteúdo da página do produto com maior impacto. Dessa forma, a equipe entendeu em que tipo de conteúdo investir primeiro.

Por exemplo, grupos de páginas com comprimentos de texto diferentes tinham visibilidade diferente, portanto, era possível obter mais tráfego adicionando texto adicional para algumas páginas. Outro exemplo está relacionado ao número de avaliações de um produto. Obviamente, mais avaliações são melhores para visibilidade, mas as análises mostraram o impacto real depois que mais de 80 avaliações permaneceram.




Por outro lado, havia trabalhos nos quais não valia a pena investir, por exemplo, backlinking para páginas de listagem de produtos.

"Tech monitor": outro módulo do SEOWORK, ajuda a manter a saúde do site. Ele envia alertas automaticamente sobre problemas técnicos para a equipe de SEO e equipe de TI, minimizando os riscos de perda de tráfego.

Com filtros extensivos na equipe SEOWORK, obtêm-se análises profundas em todo o site, grupos de quaisquer páginas e até mesmo em cada uma delas. E as análises realizadas em painéis de controle claros e compreensíveis são regularmente compartilhadas com a equipe de produtos, departamento de TI e departamento de marketing da OZON.

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