Página de erro 404

SEO Glossary

O que é o código de resposta do servidor 404?

O código de status de resposta HTTP 404 (Não Encontrado) indica que o servidor não consegue encontrar o que você estava procurando. O link que leva a um link morto ou quebrado pode estar sujeito a mais danos ao longo do tempo e por isso deve sempre ter um plano de backup no caso de se perder.
A página de erro personalizada é uma ótima opção para fornecer suporte e orientação quando os usuários recebem erros. Por exemplo, você pode especificar uma página de erro 404 personalizada no arquivo .htaccess de seu servidor web para fornecer mais informações sobre como proceder na próxima vez que um problema for encontrado durante a navegação pelo ciberespaço:

ErrorDocument 404 /notfound.html

Maneiras de corrigir a página de erro 404

O 301 redireciona todas as páginas de erro 404 para uma página real atual

A fim de encontrar a solução certa para seu site, é importante que você realize uma pesquisa abrangente tanto no ranking da página quanto em link equity. Sua equipe também deve analisar quais páginas têm links que vêm de outros sites e vice-versa para que possa criar um mapa e entender onde é melhor colocar uma página de erro ou informações, se não houver páginas iniciais disponíveis.

O 301 redireciona todas as páginas de erro 404 para a página inicial

É importante proporcionar uma posição inicial para aqueles páginas que vêm das páginas de erro 404. Uma crença comum entre os profissionais de SEO dita que nenhuma página da web deve ter a mensagem de erro “não encontrado”, o que poderia levá-los a uma viagem indesejada ou a uma página de resultados de busca que eles não queiram mostrar aos visitantes de outros sites, já que contém informações valiosas sobre os produtos e ofertas de serviços de sua empresa.

Um soft 404 ao invés de um 404 real

A desvantagem desta abordagem é que uma página de erro soft não pode ser usada na sua estratégia de SEO. Você está instruindo o motor de busca não apenas a remover esta página de seu índice, mas também todos os links que têm nela. Isso significa que se alguém ligou diretamente ou indiretamente com qualquer conteúdo encontrado lá, essas conexões quebrarão quando o Google remova tudo associado sob uma seção de código chamada ‘bots’, que inclui tanto usuários humanos quanto máquinas de spam (bot) que testam várias técnicas para ver como funcionam antes de colocá-las em produção – mesmo que a maioria das pessoas considere estes robôs spammers eles mesmos!

Simplesmente não faça nada!

Nem tudo está bem no mundo de SEO. Alguns webmasters e especialistas de SEO acreditam que há pouco valor a ser encontrado quando se trata de gerenciamento das páginas de erro 404 ou garantir que seu site funcione sem erros. Eles dizem que você deve deixar os motores de busca cuidarem dessas coisas, pois eles são realmente muito inteligentes!

Guia sobre os erros 404 de John Mueller do Google

Exemplos de páginas de erro 404 legais

Página de erro 404 de GYMBOX

Página de erro 404 de Mantra Labs

Página de erro 404 de PIXAR

Rate author
Add a comment