301 Redirecionamento vs. 302 Redirecionamento

SEO

As duas formas mais comuns de redirecionar uma página web ou um site inteiro são os códigos de resposta 301 e 302.
A escolha entre eles depende do que você quer do Google. Pode ser que todas as páginas sejam consideradas como canônicas nos resultados de busca. Neste caso, durante a navegação pelo seu site, cada novo local deve ter seu próprio URL, em vez de ter tudo ligado por apenas um ponto de entrada principal (isso também se aplica quando os usuários clicam nos links). Ou alternativamente, apenas alguns links internos precisam ser atualizados para levar o usuário às versões mais recentes de conteúdo antigo, mantendo a compatibilidade.

O que é um redirecionamento 301?

O redirecionamento 301 é um código de status HTTP que informa ao navegador para redirecionar você de um URL para outro. Isso significa que todos os usuários que solicitarem uma página antiga serão automaticamente enviados para um novo conteúdo no seu site. O ranking nos motores de busca também é transferido.

O que é um redirecionamento 302?

O código de status HTTP (Hypertext Transfer Protocol) 302 “Encontrado” indica que o recurso solicitado foi temporariamente transferido para um URL definido pelo cabeçalho Locação. O navegador vai redirecionar você para o novo URL, mas os links dos mecanismos de busca não atualizam suas informações sobre este site. Isso significa que o “link juice” não é enviado junto com a nova localização porque a especificação diz assim. Mas às vezes os agentes de usuários implementam os bugs, então é recomendado definir redirecionamento não apenas por métodos GET/HEAD mas também usar o redirecionamento temporário 307, uma vez que a mudança de método deve ser explicitamente proibida.

Quando usar o 301?

Os redirecionamentos 301 são uma ótima maneira de garantir que seus URLs antigos não apontem mais para as páginas que existem no site. Eles também podem ser realmente valiosos na reconstrução do site porque você com certeza vai querer tudo bem arrumado na versão mais nova, mais limpa e com maior visibilidade para os mecanismos de busca e excluir qualquer URL não funcional encontrado nas páginas antigas! Redirecionamento dessas páginas garante que não haverá nunca mais problemas de conteúdo duplicado causados por ter vários blogs escritos sobre um assunto.

Quando usar o 302?

Um redirecionamento 302 é um código de resposta do servidor que indica que o recurso que você está tentando acessar foi transferido temporariamente. Isso é a diferença principal com o redirecionamento 301, que indica que o recurso foi movido permanentemente. Além disso, o 301 redireciona os benefícios do SEO, enquanto o 302 não o faz. Então, se você está fazendo alguma alteração no seu site que é apenas temporária, você deve usar o redirecionamento 302. Se a mudança for permanente, você deve usar o redirecionamento 301. Lembre-se que estas recomendações são gerais e podem existir outros fatores a serem considerados ao escolher o tipo de redirecionamento a ser usado. É sempre melhor consultar um profissional de SEO para garantir que você esteja usando o redirecionamento mais eficaz para sua situação.

Como os redirecionamentos 301 e 302 afetam seu SEO?

Um redirecionamento 301 é um redirecionamento permanente de um URL para outro. Quando você usa o 301, o Google remove a página antiga de seu índice e a maioria do valor (link equity) dessa página é transferida para novo URL.

É importante saber que sempre que você mover uma página de um URL para outro, levará algum tempo para que os mecanismos de busca percebam a mudança. Então você vai ver o potencial impacto no ranking um pouco depois. Em geral, este período de tempo é bem curto.

Quando usado corretamente, um redirecionamento 302 não prejudicará seus esforços de SEO. Ao escolher este tipo de redirecionamento, a sua página original permanece indexada no Google e nenhum valor (link equity) é transferido para o novo URL porque o Google sabe que isso é apenas temporário.

Um redirecionamento 301 é um código de resposta do servidor que diz a um navegador da web que uma página foi transferida para um novo local. Um redirecionamento 302 é um código que indica que a página foi transferida apenas temporariamente. Embora ambos os códigos tenham o propósito de direcionar os usuários para uma nova página, eles diferem na forma como lidam com o SEO. O 301 preserva o valor do SEO da página antiga, enquanto o 302 não o fará. Geralmente é recomendado usar os redirecionamentos 301 para páginas movidas permanentemente, e os redirecionamentos 302 para páginas movidas temporariamente. Entretanto, sempre há exceções, e cabe ao dono do site decidir qual tipo de redirecionamento melhor atende às suas necessidades.

Rate author
Add a comment