Como maximizar o tráfego de busca para ecom e marketplaces: Uma abordagem orientada a dados para achar novas oportunidades

Como maximizar o tráfego de busca para ecom e marketplaces Cases & Customer Stories

Você e sua equipe têm muitas tarefas, mas como o seu tempo é limitado (infelizmente um dia é apenas 24 horas), você precisa priorizá-las. Isso significa que você deve se concentrar nas coisas que geram o máximo retorno (no nosso caso, tráfego de busca qualificado).

Provavelmente a primeira coisa para prestar sua atenção são as questões técnicas, mas vamos assumir que todos os bugs que são críticos para SEO são corrigidos. O que vem a seguir? Conteúdo? Que tipo de conteúdo? A quais páginas e produtos ele será destinado? Grandes lojas online têm milhares ou dezenas de milhares de páginas web, portanto, infelizmente não é possível otimizar tudo de uma só vez.

Para tomar essa decisão, você pode confiar na experiência de outras pessoas de SEO, mas nós oferecemos uma abordagem mais confiável, que ajuda a identificar oportunidades para maximizar o tráfego de busca e, além disso, avaliar o potencial de tráfego de busca que você pode obter.

Vamos explorar a forma como já funciona para um marketplace brasileiro popular.

Um dos TOP10 de sites de comércio eletrônico no Brasil
50M+ MAU
4+ bilhões de páginas web
4+ bilhões de produtos

O nosso objetivo principal é encontrar páginas da web com alto potencial de tráfego. Isso significa que a demanda por essas páginas deve ser alta, mas, ao mesmo tempo, sua visibilidade não deve ser alta. Essas páginas web devem ser otimizadas com prioridade, pois têm um grande potencial para aumentar o tráfego de busca.

Então, vamos lá!

Primeiramente devemos descobrir quais categorias de produtos no nosso catálogo têm a maior demanda nos motores de busca, ou seja, aqueles que os usuários estão procurando com mais frequência.

product catalog

CATEGORIAS 

As principais categorias em termos de demanda são “acessórios e inovações”, “móveis”, e “livros”. Entretanto, somente os “móveis” estão no top, e os “livros” estão mais de 10 vezes atrás dos “móveis” em termos de visibilidade.

Então, a otimização da categoria “livros” pode aumentar significativamente a visibilidade da busca e o tráfego orgânico.

Subcategories

Vejamos as subcategorias da categoria “automotivo”. Como podemos ver, a subcategoria “automotivo > motos” tem a maior demanda. Ao mesmo tempo, a subcategoria “automotivo > motor” é 3 vezes mais alta.

search volume

Vamos explorar as subcategorias da categoria “automotivo”. Como vemos, a subcategoria “automotivo > motos” tem a maior demanda. Ao mesmo tempo, a subcategoria “automotivo > motor” é classificada 3 vezes mais alta.

Isso nos leva à conclusão de que a otimização da subcategoria “automotivo > motos” pode aumentar significativamente a visibilidade da busca e o tráfego orgânico.

Tipos de páginas do catálogo de produtos

Existem 2 tipos principais de páginas do catálogo de produtos: listagens e páginas de cartões de produtos.

Listagens (PLP)

listagens

 

Página do cartão do produto (PCP)

Página do cartão do produto

A maior demanda no nosso site é para as páginas de listagem, que são classificadas 4 vezes mais alto do que as páginas de cartões de produtos.

Isso significa que a otimização das listagens é a maneira correta de aumentar o tráfego de busca.

Mas quais parâmetros e conteúdos vale a pena prestar atenção em primeiro lugar?

Podemos ter várias hipóteses a respeito disso. Vamos verificar algumas e começar a implementar as hipóteses que darão mais retorno em termos de tráfego.

Sortimento em listagens

No painel há uma correlação clara entre o número de produtos e a visibilidade da busca. As listas com apenas um produto são classificadas 6 vezes pior do que as listas com mais de 100 produtos. Entretanto, as páginas com não mais de 10 produtos têm a maior demanda (cerca de 50%).

Portanto, entendemos que o gerenciamento de sortimentos em listas importantes e competitivas pode aumentar significativamente a visibilidade da busca e o tráfego orgânico.

Produtos não disponíveis para pedidos na primeira páginas das listagens

Alguns produtos podem ser não disponíveis para encomenda.

PRODUTOS NÃO DISPONÍVEIS PARA PEDIDOS NA PRIMEIRA PÁGINA DAS LISTAGENS

As listagens com pelo menos um produto atualmente indisponível para pedidos recebem quase metade da demanda, mas as listas sem itens indisponíveis são classificadas 30% melhor, em média.

Qual é a conclusão? A disponibilidade de produtos nas listas com certeza afeta a visibilidade da busca.

Da mesma forma, podemos verificar nossas hipóteses sobre o que pode ser otimizado primeiro nos cartões de produtos.

Descontos nos PCPs

Será que um desconto nos PCP é importante para a visibilidade?

discounts

Bem, vamos descobrir.

No painel vemos que não há uma alta demanda por produtos que tenham desconto. Ao mesmo tempo, o fato de termos ou não descontos não afeta significativamente a classificação.

Portanto, não vemos a influência significativa de descontos no ranking de nosso website, e não precisamos nos concentrar neles.

Avaliações de produtos nos PCPs

Aproximadamente 25% da demanda vem dos PCPs com pelo menos uma avaliação. As páginas com avaliações são classificadas 4 vezes mais.

 

Agora podemos adicionar novas avaliações às páginas de cartões de produtos para aumentar a visibilidade da pesquisa.

Número de avaliações nos PCPs

Há uma correlação direta entre o número de avaliações e a visibilidade da busca. Quanto mais revisões de produtos houver, maior será a visibilidade. 

No nosso site, mais da metade da demanda é de PCPs com mais de 100 avaliações . Ao mesmo tempo, os PCPs com mais de 100 avaliações são classificados 6 vezes melhor do que os produtos com menos de 10 avaliações.

Assim, a adição de avaliações de produtos em PCPs pode aumentar significativamente a visibilidade da busca.

Avaliações em vídeo nos PCPs

17% da demanda vem das páginas de cartões de produtos com pelo menos um vídeo, e as páginas com vídeos são classificadas 5 vezes melhor do que as páginas sem vídeos.

Então, a adição de vídeos às páginas de produtos pode aumentar significativamente o tráfego de busca.

Número de fotos de produto

A maior parte da demanda (39%) é para PCPs que têm apenas uma foto. Ao mesmo tempo, há uma correlação direta entre o número de fotos e o ranking de PCP. As páginas com apenas 1 foto são classificadas 6 vezes pior do que páginas com mais de 5 fotos.

Isso significa que você deve adicionar mais fotos aos PCPs para aumentar significativamente o tráfego de busca.

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A abordagem que descrevemos acima é universal e permite estimar o impacto de quaisquer parâmetros que possam afetar a visibilidade da página nos mecanismos de busca (não apenas conteúdo, mas títulos, velocidade da página, palavras-chave, etc.).

Esperamos que esta abordagem será útil e ajudará a encontrar novas oportunidades e priorizar suas metas de SEO.

Apenas mais um conselho: se você quiser avaliar a eficiência em números, recomendamos executar os testes A/B e comparar a visibilidade otimizada do grupo de páginas com a visibilidade das páginas que não tiveram nenhuma nova implementação. Saiba mais sobre os testes A/B aqui ->

Abraço!

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