Qualquer negócio, especialmente no comércio eletrônico, investe muito tempo e dinheiro na criação de um site legal que irá trazer receita e lucro. Em termos de negócios, existem duas métricas gerais que ajudam a medir o sucesso do seu site: tráfego orgânico e engajamento.
Há muitos fatores, tais como parâmetros técnicos, design, conteúdo e outros que podem ser modificados num site para afetar os resultados.
Como podemos avaliar o impacto destes fatores, medir o progresso, e descobrir o que pode ser melhorado?
Neste guia fornecemos um sistema de métricas que permite avaliar o seu progresso em detalhes e entender o que pode ser feito para obter mais tráfego orgânico e aumentar a taxa de conversão.
⦁ as métricas de tráfego orgânico
⦁ as métricas de comportamento de usuário
⦁ as métricas de vendas
⦁ as métricas técnicas de SEO
⦁ um sistema de métricas
Vamos também explorar como se correlacionam entre si e como estes conhecimentos podem ajudar-nos a planejar os próximos passos.
Métricas de visibilidade
As métricas de visibilidade permitem avaliar a eficiência de ranking do site nos motores de busca.
Este grupo de métricas inclui:
- Demanda (frequência das consultas de pesquisa)
- O ranking médio mostra a posição média do site nos motores de busca.
- % de TOP10 mostra a relação entre a percentagem de palavras-chave relacionadas com as páginas no TOP, e a quantidade total de pedidos de pesquisa.
- % de visibilidade mostra a percentagem do tráfego máximo possível que o site poderia obter se cada uma das suas páginas estivesse no TOP.
Exemplos:
Uma demanda de 5.127.460 significa que os usuários pesquisaram essas palavras-chave particulares em motores de busca mais de 5M vezes – isso é muito!
Um ranking de 12 mostra que o seu site esteve cerca da 12ª posição no motor de busca durante um determinado período – ainda tem potencial de crescimento.
Um % de TOP10 de 76,2% significa que a maioria (76,2%) das suas palavras-chave funcionam e estão relacionadas com as páginas do TOP10.
Uma % de visibilidade de 45,55% é um resultado legal. Isso mostra que você consegue mais de 40% do possível tráfego de pesquisa para as suas palavras-chave.
Métricas de tráfego orgânico
As métricas de tráfego orgânico permitem avaliar a eficiência do seu site pelo número de visitantes.
- Número de sessões
- Número de visitantes únicos (geralmente o valor desta métrica é inferior ao número de sessões porque um usuário pode visitar o site mais de uma vez).
- Número de novos visitantes
- Taxa de retenção (número de visitantes que voltaram para outra compra dividido pelo número de visitantes que fizeram uma compra durante um determinado período)
Exemplos:
Número de sessões – 60.880 visitas por mês.
Número de visitantes únicos – 34.554 visitantes únicos por mês significa que quase todos os usuários visitaram o site duas vezes, em média.
Número de novos visitantes – 10.287 novos visitantes por mês.
A taxa de retenção – 63,2% – significa que mais de metade dos compradores voltaram para fazer mais compras.
Métricas de comportamento de usuário
As métricas de comportamento de usuário ajudam a avaliar a qualidade do tráfego atraído para o site e a interação dos usuários com o conteúdo.
- Taxa de rejeição/bounce rate (sessões de página única divididas por todas as sessões, ou a percentagem de todas as sessões no seu site quando os usuários visualizaram apenas uma página).
- Duração média da sessão (o tempo médio gasto por sessão no seu site).
- Profundidade média de visualização por sessão (o número médio de páginas visualizadas por sessão).
- Engajamento (nível de interação dos seguidores com o conteúdo – o número de interações dos visitantes com o conteúdo dividido pelo número de visitantes).
Métricas de vendas
As métricas de vendas ajudam a avaliar a eficiência do site segundo as ações de conversão – vendas e receitas.
- Transações (número de compras)
- CR/taxa de conversão (número de conversões dividido pelo número total de visitantes de um site)
- Receita (receitas de todas as compras durante o período determinado)
Exemplos:
1728 transações (número de compras)
5% CR/taxa de conversão (número de conversões dividido pelo número total de visitantes de um site)
Receita de $264K
Métricas técnicas de SEO
Essas métricas ajudam a avaliar o nível de disponibilidade técnica do site para os usuários e podem ser medidas por diferentes ferramentas de SEO.
- Páginas indexadas (número de páginas web indexadas por motores de busca)
- Velocidade de carregamento da página
- Design adaptativo
Exemplos:
94% de páginas indexadas significa que existem algumas páginas inacessíveis para pesquisar, e é necessário corrigi-las para parar de perder tráfego orgânico.
A velocidade de carregamento de página de 3 segundos precisa da sua atenção, pois uma velocidade de carregamento mais rápida (menos de dois segundos) poderia melhorar o engajamento e os resultados de SEO.
Um sistema de métricas
Agora vamos ver como cada grupo de métricas se correlaciona com outros e como elas formam uma estrutura.
O caminho do usuário desde a visibilidade à conversão pode ser descrito como um funil de vendas, onde cada etapa subsequente depende da eficiência da etapa anterior.
Ao mesmo tempo, um bloco de métricas técnicas de SEO afeta cada fase deste funil. Por exemplo, se um site tiver problemas técnicos, isso com certeza terá um impacto negativo em cada grupo de métricas ao longo do funil.
Um sistema de métricas que você deve acompanhar
A análise de métricas de demanda/visibilidade ajuda a compreender as posições das páginas nos resultados de busca e priorizar as páginas para SEO. As métricas de tráfego avaliam a relevância do site para as consultas de pesquisa dos usuários e, como resultado, ajudam a encontrar o que pode ser feito para melhorar as posições.
As métricas de comportamento avaliam a relevância e a qualidade do conteúdo das páginas.
Finalmente, as métricas de vendas medem os resultados comerciais e ajudam a avaliar o ROI da SEO.
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Esperamos que este guia foi útil para você e vai ajudar a tornar o desempenho do seu site mensurável e mais claro. Pode utilizar esta abordagem para o site inteiro ou para uma parte dele. Por exemplo, você pode comparar a eficiência das páginas de diferentes categorias de produtos, tais como eletrônicos, vestuário, beleza, etc.
Lembre-se, você pode sempre simplificar o processo de recolha e análise de todos esses dados com a plataforma analítica SEOWORK.
Seria ótimo se nos falasse sobre o sistema de métricas que utiliza para medir o seu SEO. O seu feedback será muito apreciado!