Em junho, houve muitas mudanças no ambiente do SEO:
- Google May Core Update, que começou no final de maio e terminou no início de junho, embora seus ecos na forma de posições flutuantes nos motores de busca tenham sido ouvidos durante todo o mês.
- Atualização de junho não confirmada que também captou recursos da web no nicho de jogos de azar.
- Mas acima de tudo, devemos prestar atenção a como a influência do Youtube e sua posição no motor de busca do Google mudou nos últimos meses, especialmente em junho.
Veja abaixo uma análise das consultas de um dos maiores projetos de e-commerce nos Estados Unidos.
A primeira captura de tela mostra a porcentagem de visibilidade total de consultas nos resultados de busca do Google a partir de 6 de junho.
A visibilidade do YouTube é de 6,63%.
A segunda imagem mostra as mesmas porcentagens, mas a partir de 20 de junho. Como mostra a linha verde, que é responsável pela visibilidade da versão móvel do domínio do serviço mais famoso do mundo m.youtube.com, a visibilidade aumentou para 25,67%. Um crescimento inimaginável!
Vamos voltar diretamente para o SERP.
Tomando como exemplo uma das consultas de alta frequência “gaming monitor”, vemos que os resultados da busca estão cheios dos “assistentes” do Google:
- Carrossel de cartões de produtos mostra as anúncios pagos do Google Ads.
- O segundo carrossel (!) com cartões de produtos e etiquetas de faixa de preço sem dúvida afeta o UX e a usabilidade.
- People Also Ask block tornou-se um convidado familiar de muitas consultas de busca, tanto transacionais como informativas.
- Já que estamos falando de todos os elementos do Google, também vale a pena notar os links para os mapas do Google.
- Mas o que estamos procurando aqui é a presença do subdomínio m.youtube.com com revisões de certos modelos de monitores gamer, que ocupam várias posições nos resultados orgânicos.
A justiça é cega, e talvez a afiliação do Youtube ao Google desempenhe um papel. Mas aqui fornecemos fatos secos e tiramos suas próprias conclusões. Até já!