O recurso ‘People Also Ask’ do Google

SEO Glossary

O recurso People Also Ask (PAA) do Google com certeza mudou a maneira como pesquisamos na Internet. Este é um novo desafio para os especialistas de SEO. Criar conteúdo que aparecerá no topo quando alguém perguntar sobre algo no google não é uma tarefa fácil, mas se você sabe como isso funciona há muitas maneiras de atrair mais tráfego orgânico!

A ideia do PAA, ou aplicativos de assistente pessoal, tornou-se popular depois que o Google lançou uma nova função no modo experimental em abril de 2015. A página de resultados da busca mostrou diferentes opções, ajudando a encontrar informações facilmente e sugerindo acessar os sites adequados, se for necessário.

O que é SEO

Três meses depois, um representante do Google confirmou que esta nova função teria um nome alternativo, também conhecido como caixa de Perguntas Relacionadas. Esta função está se tornando cada vez mais funcional e está se consolidando como um elemento de interface da SERP.

PAA Tweet

 

O buraco negro da SERP é um fenômeno onde a nova caixa do Google permite a realização de buscas mais específicas. Estes tipos de consultas frequentemente resultam em um número de links não absorvidos, o que pode torná-los fora de tópico quando comparados com a consulta original.

Buraco Negro do PAA

O estudo do STAT mostrou que em fevereiro de 2017, a caixa de PAA tinha 57% mais probabilidade de aparecer nas buscas do Google do que antes. Em média, um resultado de busca gerou quatro perguntas relacionadas. Isso significa que as pessoas estão procurando por um conhecimento sério usando essas caixas e suas respostas graças ao aumento da popularidade desse recurso ao longo do tempo. Então temos que aprender a usá-lo agora mesmo!

Crescimento do PAA

Em 2018, as perguntas geradas pelo recurso estavam presentes em 50% dos resultados da busca. Hoje, o PAA é aplicado a 85% das consultas de usuários. Por isso é importante entender como utilizar esta ferramenta na sua estratégia de SEO.

Para ter acesso ao recurso, é necessário analisar palavras-chave e frases que permitam reforçar seu conteúdo. A maneira mais eficaz de fazer isso é analisar os sites de seus concorrentes que ocupam uma posição favorável. Para determinar seus snippets, você pode usar um serviço analítico, como por exemplo, o recurso oferecido pelo SEOWORK.

SEOWORK e PAA

As estatísticas do site e as palavras-chave orgânicas fornecem uma boa ideia sobre a posição de seu conteúdo. Se elas permitirem a ocupação da posição zero, então tem que otimizar ainda mais para melhorar a classificação!

A principal função de People Also Ask:

  • a capacidade de mostrar um número infinito de perguntas,
  • a capacidade de mostrar as buscas relacionadas,
  • a capacidade de mostrar People Also Ask para as buscas relacionadas.

PAA é uma ótima maneira de melhorar SEO e tráfego na web porque permite que você apareça para mais palavras-chave, o que pode melhorar sua taxa de cliques.

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