Featured snippets ou Posição zero

SEO Glossary

Featured snippets são um tipo especial de resultado que aparece nos resultados de busca do Google. Eles são projetados para fornecer uma resposta rápida aos usuários, e é mais provável que eles apareçam quando a gente usa busca informacional. O Google exibe featured snippets acima dos resultados da busca orgânica, mostrando a seleção relevante de um website como uma lista, tabela ou texto, com uma imagem ou vídeo de acompanhamento. A caixa de featured snippets é mais destacada do que os resultados da busca orgânica, por isso os websites que são apresentados lá podem esperar uma taxa de cliques (CTR) mais alta e mais tráfego gerenciado.

Vamos descobrir mais informações sobre os featured snippets e entender como otimizar seu site para que eles tenham maior probabilidade de serem apresentados.

Nos últimos anos, os featured snippets se tornaram uma parte cada vez mais importante do SEO. Os featured snippets são respostas breves às perguntas que aparecem no topo da SERP, acima da primeira página de resultados. Eles são extraídos do conteúdo de um site normalmente na forma de uma lista ou um parágrafo. O Google começou a exibir os featured snippets em 2014 para fornecer aos usuários respostas mais diretas a suas perguntas.

Embora os featured snippets possam parecer uma pequena adição ao SERP, eles podem ter um grande impacto no SEO. Eles são frequentemente exibidos no lugar da primeira página de resultados. Isto significa que se seu website for apresentado em um featured snippet, ele tem uma boa chance de receber mais cliques do que se estivesse na primeira página de resultados. Além disso, os featured snippets frequentemente aparecem ao lado do knowledge graph, que é muito valioso na SERP. Então, um featured snippet pode ajudar a aumentar a visibilidade de seu website e atrair mais tráfego.

Por isso, é evidente que os featured snippets são uma parte realmente importante do SEO. Se você quer que seu site seja visível no SERP e atraia mais tráfego, você precisa ter certeza de que está fazendo tudo possível para conseguir um.

Os featured snippets podem aparecer de formas diferentes, mas todos eles têm uma coisa em comum: títulos cativantes. Por exemplo, quando você procura por “manutenção de bicicletas” no Google, há vários resultados possíveis que aparecem imediatamente com diferentes graus de formatação e estilo. Até mesmo pode aparecer o vídeo! Isso ajuda a se destacar de outras opções de resposta e atrair os usuários. Portanto, antes de editar seu conteúdo, certifique-se de descobrir que tipos de featured snippets podem aparecer na próxima vez que alguém pesquisar esta pergunta dentro dos parâmetros especificados por nosso cliente.

Este tipo é o mais conhecido. É um texto de um documento que o Google extrai e exibe como resposta para alguém que procurou por algo relacionado em outra página da web que você escreveu, mesmo que não esteja ligado com o seu site. Assim, este tipo de featured snippet pode prejudicar em vez de ajudar nas taxas de cliques (CTR) porque os usuários não sabem se podem encontrar o que estão procurando ao clicar!

Vale a pena considerar a possibilidade de criar ligações para que as pessoas com botões de bookmarking possam achar a informação desejada.

Este tipo de featured snippet é normalmente exibido para perguntas de “Como fazer algo” ou “O que é” que precisam de uma resposta com instruções passo a passo. Os snippets podem mostrar uma lista ordenada onde cada item é classificado ou sem ordem, mas ainda têm algum senso sobre ordem (exemplo: como eu preparo meu café ou dez cães legais que você deve conhecer!)

  • Listas ordenadas geralmente mostram a lista de itens classificados ou um conjunto de passos (por exemplo, para consultas como “top 10 canções de 2021” ou “como configurar um novo iPhone”
  • Listas sem ordem é uma lista de itens que não precisam ser classificados em nenhuma ordem em particular (por exemplo, para consultas como “quais são os cães mais amigáveis”)

Listas numeradas fornecem uma maneira simples, porém abrangente, de concluir a tarefa sem ter que ler página por página. Elas também ajudam o Google a entender como ele pode apresentar essas informações de forma mais eficaz para que as pessoas realmente encontrem o que estão procurando!

Este tipo para SEO é uma nova tendência no ranking dos motores de busca. As tabelas têm sido vistas cada vez menos ao longo do tempo, pois é difícil fazer a formatação deles corretamente na maioria dos sites, o que pode causar os layouts confusos ou conjuntos de dados desorganizados. Entretanto, isso pode mudar se virmos mais conteúdo baseado em tabelas através de plataformas de mídia social como hashtags do Twitter (por exemplo, #lovemylife), porque eles permitem aos designers de usar sua criatividade.

Os vídeos estão se tornando mais populares como uma fonte de resposta. Da mesma forma, o Google está mostrando mais vídeos do YouTube em resultados de busca, especialmente aqueles que oferecem a informação “como fazer algo”. É uma boa oportunidade para alcançar público com perguntas específicas.

Este é um ótimo exemplo de ter dois conjuntos do campo de resposta que podem ajudar a exibir conteúdo relacionado. Quando alguém faz uma busca sobre os casacos de inverno, o motor de busca do Google pode exibir páginas que fornecem opiniões diferentes sobre o assunto. Neste caso favorecemos informações fortemente alinhadas em vez de dados mal alinhados e vice-versa para as buscas negativas. Google exploring solutions so you don’t need an article every time somebody asks if $500 models should be on the list as well- just serve up some variety at first glance by having multiple responders available along with.

O Google adora quando você inclui imagens descritivas para apoiar seu conteúdo. Quanto mais lindas, melhor!

O Snippet dois-por-um também é chamado de “combined featured slot” porque o Google busca dados em mais de um website para responder às consultas dos usuários. Vamos aumentar as nossas chances de classificação para este recurso adicionando imagens que irão atrair os usuários e fornecer as informações valiosas.

Se você quiser aparecer nos featured snippets do Google, há algumas coisas que você pode fazer para aumentar suas chances.

Primeiro, certifique-se de que seu conteúdo esteja otimizado para o SEO e apareça na primeira página de resultados de busca (SERP). É mais provável que o Google apresente conteúdo de páginas que tenham um alto índice nos resultados de busca.
Segundo, use palavras-chave e frases relevantes em seus títulos e cabeçalhos. O Google escaneia títulos e cabeçalhos para determinar quais featured snippets a exibir, portanto, a inclusão de palavras-chave que estejam relacionadas ao seu tópico pode ajudar a aumentar suas chances de ser apresentado.
Finalmente, mantenha seu conteúdo curto e direto ao ponto. Os featured snippets do Google são projetados para dar aos usuários respostas rápidas às suas consultas, portanto, artigos mais longos têm menos probabilidade de serem apresentados. Usando estas dicas, você pode aumentar suas chances de ter seu conteúdo apresentado em um featured snippet do Google. Boa sorte!

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